
O Plano de actividades do Centro Social Ribeiro das Perdizes para 2021 visa fundamentalmente o desenvolvimento global dos utentes promovendo a sua autonomia e qualidade de vida, estimulando as suas capacidades, respeitando o projecto de vida, hábitos, gostos, confidencialidade e privacidade da pessoa.
Com o declínio progressivo das capacidades físicas, as actividades diminuem e podem surgir sérias consequências, tais como a redução da capacidade de concentração, de reacção e de coordenação que, por sua vez, podem provocar processos de auto-desvalorização, a diminuição da auto-estima, a apatia, a desmotivação, a solidão e o isolamento social.
A temática da actividade é, assim, de extrema importância, porque constitui-se como veículo das relações interpessoais e da socialização. Porém, trata-se de uma área de intervenção em que as competências de leitura e de escrita condicionam, muitas vezes, o tipo de actividades ocupacionais a desenvolver, e em que deve sempre ser permitida a manutenção de interesses antigos, como forma de confirmar algumas partes da identidade. Deste modo, antes de se colocar em prática este plano anual de actividades há que realizar uma avaliação psicológica, social e física de cada um dos indivíduos, no sentido de perceber quais as capacidades e as motivações reais de cada adulto de idade avançada em relação às diferentes actividades propostas. Deve-se também dar oportunidade aos intervenientes para que estes possam propor outras actividades que sejam do seu agrado. Assim, o plano anual de actividades sócio – culturais a implementar no Centro Social Ribeiro das Perdizes deve ter em conta três princípios: a flexibilidade (ajustar-se às necessidades individuais do utente); a integração (procurar ter em conta os pareceres técnicos, as expectativas dos próprios utentes e o desenvolvimento na comunidade). Alerta-se que poderão ser realizadas outras actividades não contempladas no presente Plano, mas que pela sua natureza, conteúdo e pertinência, a Direcção do Centro Social Ribeiro das Perdizes julgue como de primordial importância para a instituição.
Atividades Lazer/Ocupacionais

Aniversário do Centro Social Ribeiro das Perdizes
A comemoração do aniversário do Centro Social Ribeiro das Perdizes realizar-se-á na instituição. Para a presente atividade serão convidados todos os funcionários da instituição, membros da Direção e entidades parceiras, com o objetivo de comemorar o 24º aniversário do Centro Social.

Comemoração do Dia da Mulher
A atividade consistirá na entrega de uma flor a cada utente (mulher) e a cada funcionária, com uma mensagem positiva sobre o papel da mulher na sociedade. A atividade realizar-se-á no domicílio dos utentes e tem como objetivo assinalar e comemorar o dia da mulher.

Aniversário dos Utentes
Na data de aniversário de cada utente será confecionado um bolo de aniversário e será também assinado por todos os funcionários um cartão de felicitação. Posteriormente, será entregue no domicílio do utente. No ato da entrega do bolo, as colaboradoras cantam os parabéns ao utente, com o objetivo de festejar o aniversário do mesmo

Comemoração da Páscoa
A atividade consistirá na confeção e entrega de folares e oferta de um saco de amêndoas aos utentes, no seu domicílio, com o objetivo de comemorar esta época festiva

Nossa Senhora de Mércoles
Neste dia, a instituição servirá aos utentes que usufruem do serviço de alimentação o prato típico deste dia (sardinhas com feijão frade), no seu domicílio, com o objetivo de assinalar e comemorar o feriado da cidade.

Dia dos Avós
Para a realizar esta atividade será preparado um lanche constituído por bolos secos e compotas. Durante o dia, os lanches serão distribuídos pelos diversos utentes, nos seus domicílios, com o objetivo de assinalar e comemorar o dia dos avós, valorizando o seu papel; Cada utente poderá partilhar o lanche com o(s) seu(s) neto(s) se assim o desejar;

Dia Internacional do Idoso
Serão preparadas na instituição pequenas lembranças e posteriormente entregues no domicílio dos utentes com o objetivo de assinalar e comemorar o dia do idoso reforçando a sua importância.

Dia do Cuidador
Será preparada uma pequena lembrança destinada aos cuidadores dos utentes do Centro Social. A lembrança será entregue no domicílio dos utentes e tem como objetivo assinalar o dia do cuidador reforçando a sua importância para a qualidade de vida dos idosos.

Dia de Magusto
Para a presente atividade serão assadas castanhas que posteriormente serão entregues no domicílio dos utentes, com o objetivo de festejar a tradição do magusto.

Comemoração do Natal
Será preparado o prato típico da consoada e entregue um bolo natalício, confecionado na instituição aos utentes, no seu domicílio, com o objetivo de comemorar a época natalícia.

Festa de Natal
Será realizado um jantar convívio num restaurante da cidade, a definir. No final do jantar haverá uma troca de presentes. Esta atividade terá como objetivo comemorar a época natalícia e promover o convívio entre funcionários e membros da direção, bem como com as entidades convidadas